Arquiteto pode ser MEI?

Arquiteto pode ser MEI? Essa é uma dúvida comum entre profissionais de arquitetura que buscam uma alternativa para emitir notas fiscais e economizar no pagamento de impostos.

Sabendo disso, a PEC Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo para ajudar você que chegou até aqui a tirar todas as suas dúvidas.

Aqui neste conteúdo, você vai descobrir se arquiteto pode ser MEI, conhecer outros tipos de empresa, os benefícios de um CNPJ e o passo a passo para abertura.

Para saber mais e esclarecer suas dúvidas com o conteúdo completo que o nosso time separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

 

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, um tipo de empresa que foi criado para formalizar pessoas que trabalham por conta própria e que se enquadram em determinados critérios.

O MEI foi instituído pela Lei Complementar nº 128 de 2008, e oferece uma série de vantagens para os empreendedores, dentre as quais, podemos destacar:

  • Tributação Simplificada: Uma das grandes vantagens do MEI é a tributação simplificada. O microempreendedor paga um valor fixo mensal que varia de acordo com a atividade (comércio, indústria ou serviço).

 

  • Benefícios Previdenciários: Ao se formalizar como MEI e pagar o valor mensal, o empreendedor tem direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros, respeitando os prazos de carência e condições estabelecidas pela Previdência Social.

 

  • Facilidade na Abertura: O processo de formalização do MEI é gratuito e totalmente online, sem a necessidade de intermediários. O CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento são obtidos imediatamente.

 

  • Contratação de Empregado: O MEI pode ter um empregado registrado, que receba um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.

 

No entanto, esse tipo de empresa também conta com algumas limitações, incluindo:

  • Faturamento Limitado: Para ser enquadrado como MEI, o empreendedor deve ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00.

 

  • Atividades Permitidas: Nem todas as atividades são aceitas no MEI. Existe uma lista de ocupações autorizadas, e o empreendedor deve verificar se sua atividade está incluída nessa lista.

Arquiteto pode ser MEI?

Infelizmente, arquiteto não pode ser MEI, pois a arquitetura não faz parte da lista de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.

Atividades de cunho liberal e formação de nível superior, como arquitetura, engenharia, medicina, advocacia e muitas outras, não foram contempladas pela legislação do MEI.

No entanto, isso não significa que arquitetos não podem ter CNPJ, afinal, existem outros tipos de empresa disponíveis para quem deseja se tornar PJ e aproveitar os benefícios que essa decisão pode oferecer.

Tipos de empresa para arquitetos

Arquiteto não pode ser MEI, mas existem outros tipos de empresa à disposição, dentre os quais, podemos destacar:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Tipo de empresa voltada para arquitetos que desejam abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios.

 

  • Sociedade Empresária Limitada: Tipo de empresa para arquitetos que desejam abrir um CNPJ em sociedade com terceiros, que, por sua vez, podem ter formação em arquitetura ou não.

 

  • Sociedade Simples: Opção para arquitetos que desejam se unir em sociedade para exercer a profissão como pessoa jurídica, aproveitando benefícios como economia de impostos.

 

Se você não sabe qual é a melhor alternativa para os seus objetivos, não se preocupe, pois, o time de especialistas da PEC Contabilidade pode ajudar e orientar você.

Vale a pena abrir CNPJ para arquiteto?

Arquiteto não pode ser MEI, mas ainda assim vale a pena abrir CNPJ. Dentre os benefícios que essa decisão pode oferecer, é possível destacar:

  • Economia no pagamento de impostos: No geral, arquitetos que atuam como pessoa jurídica pagam menos impostos do que aqueles que atuam como pessoa física.

 

  • Permissão para emitir notas fiscais: Com um CNPJ, os arquitetos recebem permissão para emitir notas fiscais, e com isso, podem atender clientes que exigem esse tipo de documento.

 

  • Acesso a linhas de crédito: Como pessoa jurídica, arquitetos podem abrir contas bancárias empresariais e ter acesso a linhas de crédito com juros reduzidos.

 

Por essas e outras razões, é cada vez maior o número de arquitetos que decide abrir um CNPJ.

Como abrir CNPJ para arquiteto?

Ao contrário do que muitos pensam, abrir CNPJ para arquiteto é muito simples. São basicamente três passos:

  1. Contratação de um escritório de contabilidade;
  2. Organização dos documentos necessários;
  3. Abertura do CNPJ e emissão dos demais documentos.

 

Para que você entenda como funciona cada etapa, preparamos um pequeno passo a passo. Confira!

1.Contratação de um escritório de contabilidade: O contador é o profissional que ficará responsável por cuidar dos trâmites para abertura do seu CNPJ e por ajudar você a manter suas obrigações em dia com o fisco.

Preferencialmente, contrate uma contabilidade com expertise necessária para atender arquitetos, pois assim, você terá maior tranquilidade e poderá receber uma assessoria especializada para pagar menos impostos.

A PEC Contabilidade, por exemplo, atende arquitetos e escritórios de arquitetura de diferentes partes do país.

2.Organização dos documentos necessários: Na sequência e com a orientação do contador você precisará separar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, o que inclui:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU do endereço para registro da sua empresa.

 

Caso você ainda não tenha um endereço comercial, não se preocupe, com a nossa sede virtual você pode abrir a sua empresa sem qualquer tipo de complicação.

3.Abertura do CNPJ e emissão dos demais documentos: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de especialistas cuida da abertura do seu CNPJ e emissão de outros documentos importantes, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

 

Arquiteto não pode ser MEI, mas seguindo as orientações acima você pode abrir o seu CNPJ sem qualquer tipo de complicação e economizar no pagamento de impostos.

Para saber mais e tirar os seus planos do papel, não perca mais tempo, clique no botão do WhatsApp, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Odacil

Odacil

CEO da PEC e especialista em recuperação de impostos.

Compartilhe nas suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa newsletter

Enviar Mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 🖐

Você precisa de ajuda?