O que é preciso para abrir CNPJ para dentistas? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em montar o próprio consultório ou que planejam ter um CNPJ para aproveitar benefícios importantes, como a economia no pagamento de impostos.
Sabendo disso, a PEC Contabilidade, sua assessoria especializada em serviços contábeis para profissionais e estabelecimentos de saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde você vai conferir:
- Vale a pena abrir CNPJ para dentistas?
- Quanto um dentista paga de imposto?
- Posso abrir CNPJ para dentista em endereço residencial?
- Qual o CNAE para dentista?
- Como abrir CNPJ para dentista [Passo a Passo]
Para saber mais, esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e abrir o seu CNPJ, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Vale a pena abrir CNPJ para dentistas?
Quando o assunto é a abertura de CNPJ para dentistas, muitos questionam se realmente vale a pena tomar a decisão de abrir um CNPJ para montar um consultório próprio ou prestar serviços para terceiros como pessoa jurídica.
Esse tipo de dúvida é muito comum, pois como profissionais liberais, os dentistas podem trabalhar como autônomos, prestando serviços para terceiros a partir do seu próprio CPF e registro no Conselho de Classe, neste caso o CRO – Conselho Regional de Odontologia.
No entanto, na maioria dos casos, atuar como pessoa física não é a melhor escolha, já que nesta modalidade, o profissional precisa recolher mensalmente até 27,50% de imposto de renda sobre os seus rendimentos, percentual que inevitavelmente compromete boa parte dos seus rendimentos.
Sem dúvida alguma, esse é o principal motivo que nos permite afirmar que “Sim”, vale a pena abrir CNPJ para dentistas. Contudo, além da economia de impostos, essa decisão também pode lhe garantir outros benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Mais oportunidades para prestar serviços em clínicas, hospitais e empresas em geral;
- Acesso a conta bancária PJ, taxas de juros e serviços exclusivos para pessoas jurídicas.
É por isso que você deve estar observando um número cada vez maior de colegas de profissão optando pela abertura do CNPJ.
Quanto um dentista paga de imposto ao abrir CNPJ?
Via de regra, o dentista que decide abrir CNPJ, paga menos imposto do que os colegas de profissão que atuam como pessoa física e, que em função disso, ficam sujeitos ao recolhimento do Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos mensais.
Como pessoa jurídica, você terá a possibilidade de recolher seus impostos com base no Simples Nacional ou no Lucro Presumido.
- Simples Nacional para dentistas: No Simples Nacional, em alguns casos, os dentistas podem contribuir com apenas 6% em impostos sobre os seus rendimentos.
- Lucro Presumido para dentistas: Por sua vez, no Lucro Presumido, a contribuição mensal pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento do profissional.
Em comparação com a tributação para pessoas físicas, que é baseada na tabela do Imposto de Renda, a economia pode ser muito significativa.
Posso abrir CNPJ para dentista em endereço residencial?
Muitos dos dentistas que procuram o time de especialistas em contabilidade para área da saúde aqui da PEC Contabilidade, questionam se é possível abrir CNPJ para dentista em endereço residencial.
Isso acontece, pois muitos profissionais não estão interessados em montar um consultório, mas precisam abrir o CNPJ para prestar serviços como PJ em clínicas, hospitais, ONGs e outras organizações.
Em meio a esse tipo de situação, podemos destacar que “Sim”, na maioria dos casos, o dentista pode abrir o seu CNPJ em endereço residencial, desde que indique que os serviços serão prestados em estabelecimento de terceiros.
No entanto, tudo vai depender da legislação aplicável e do entendimento de cada município. Na prática, boa parte dos municípios permitem esse tipo de abertura, enquanto outros ainda não aceitam.
Por isso, antes de qualquer decisão, entre em contato conosco, consulte um dos nossos contadores e verifique qual é o posicionamento do seu município a respeito do caso.
Qual o CNAE para dentista?
Como o assunto é como abrir CNPJ para dentista, é muito importante falar também sobre o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Para que você não corra o risco de enfrentar problemas com o fisco, é muito importante que o seu CNPJ seja vinculado ao CNAE relacionado ao seu tipo de atividade. Isso deve ser feito por sua contabilidade, mas não custa nada ficar por dentro, para cobrar que a coisa seja feita da forma certa, não é mesmo?
Dito isso, destacamos que de acordo com a legislação em vigor, o CNAE para dentista é o 8630-5/04 – Atividade odontológica, que, por sua vez, inclui as seguintes atividades:
- Ambulatório odontológico;
- Clínica odontológica pública ou particular;
- Consultório dentário;
- Consultório odontológico;
- Atividades de odontologia;
- Pronto socorro odontológico;
- Unidades móveis terrestres para consulta odontológica.
Como abrir CNPJ para dentista [Passo a Passo]
Após esclarecermos dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de apresentar o passo a passo para abertura do seu CNPJ.
Abrir CNPJ para dentistas pode ser mais fácil do que você imagina, mas para isso, é preciso contar com o apoio de uma contabilidade especializada no assunto.
Veja como funciona:
1.Contrate uma contabilidade especializada: Se você ainda não tem um contador especializado para lhe orientar e abrir o seu CNPJ, entre em contato conosco!
A PEC Contabilidade é referência na prestação de serviços contábeis para profissionais da área da saúde, não só aqui no Mato Grosso do Sul, mas em todas as partes do país.
2.Separe os documentos necessários para abertura do seu CNPJ: Logo após entrar em contato conosco, receber orientações e esclarecer suas dúvidas, você precisará separar os seguintes documentos:
- RG e CPF ou CNH;
- Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa.
3.Aguarde a abertura da sua empresa: Por fim, basta aguardar enquanto o nosso time de contadores cuida da abertura do seu CNPJ e da emissão de outros documentos importantes, dentre eles:
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Vigilância Sanitária;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Deseja saber mais e abrir CNPJ para dentistas com o apoio de profissionais que realmente entendem do assunto? Clique aqui e entre em contato conosco!