O que é carnê leão para profissionais liberais e como pagar menos impostos

Você que atua como profissional liberal, sabe o que é carnê leão, como preencher essa declaração obrigatória e o que é possível fazer para pagar menos impostos?

Se você possui dúvidas com relação ao preenchimento do carnê leão ou ainda não está cumprindo com essa obrigação, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Como uma contabilidade que atende profissionais liberais de todas as partes do país, nós vamos ajudar você a manter suas obrigações em dia com o fisco, e ainda pagar menos impostos. Vale a pena conferir!

O que é carnê leão?

O carnê leão é um sistema de recolhimento mensal do Imposto de Renda para aqueles que recebem rendimentos de fontes situadas no exterior ou que recebem rendimentos de outras pessoas físicas.

Basicamente, o carnê leão é utilizado por pessoas físicas que recebem de outras pessoas físicas, valores em função da prestação de serviços, profissionais, como é o caso de muitos médicos e dentistas, por exemplo.

O contribuinte deve calcular mensalmente, por meio do carnê leão, o imposto de renda devido sobre os seus rendimentos, emitir a guia e efetuar o pagamento até o vencimento.

Posteriormente, o valor do imposto pago de forma antecipada através deste mecanismo, é deduzido da base de cálculo da declaração anual de Imposto de Renda.

Como é calculado o Imposto de Renda através do carnê leão?

O imposto de renda calculado através do carnê leão, leva em consideração as alíquotas e faixas de faturamento da tabela abaixo:

Base de cálculoAlíquotaParcela a deduzir
Até 2.259.20IsentoIsento
De 2.259,21 até 2.826,657,50%R$ 169,44
De 2.826,66 até 3.751,0515%R$ 381,44
De 3.751,06 até 4.664,6822,50%R$ 662,66
Acima de 4.664,6827,50%R$ 896,00

Além disso, é importante destacar que algumas despesas podem ser aproveitadas para abater a base de cálculo do imposto e reduzir o valor do IR a pagar, dentre elas:

  • Aluguel de endereço comercial;
  • Despesas com água, luz e telefone;
  • Contribuições obrigatórias a entidades de classe;
  • Material de conservação e limpeza;
  • Material de escritório;
  • Remuneração paga a funcionários;
  • IPTU e ISS.

Como preencher o carnê leão e declarar seus rendimentos mensais como profissional autônomo?

O preenchimento do carnê leão é realizado eletronicamente, através do Portal e-CAC da Receita Federal. Confira o passo a passo de preenchimento:

1.Perguntas iniciais: Ao acessar o sistema pela primeira vez, você precisará indicar se é um trabalhador autônomo ou não e se os seus rendimentos possuem origem no exterior.

2.Identificação do contribuinte: Logo em seguida, será preciso informar o número do seu PIS, número de dependentes (caso possua) e um telefone de contato.

3.Endereço e ocupação: Também será preciso indicar a sua ocupação profissional e fornecer os seus dados de endereço.

4.Rendimentos: Informe os rendimentos que você recebeu no mês em questão, com origem no exterior ou pagos por outras pessoas físicas.

5.Despesas dedutíveis: Informe suas despesas dedutíveis para abater a base de cálculo e o valor do imposto.

6.Cálculo do imposto: Por fim, o sistema irá calcular automaticamente o valor do imposto a ser pago (caso possua). Imprima a guia de recolhimento e efetue o pagamento até o seu vencimento.

Em caso de dúvidas com relação ao preenchimento do carnê leão, o melhor a se fazer é buscar o suporte de uma assessoria contábil como a PEC Contabilidade.

Carnê leão pode não ser a melhor opção para profissionais liberais

Devido a elevada alíquota de até 27,50% do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), declarar e recolher os seus rendimentos como pessoa física, através do carnê leão, na maior parte dos casos não é a melhor opção para quem é profissional liberal.

Com o apoio de uma contabilidade especializada, você que é profissional liberal pode abrir um CNPJ e optar por regimes como o Simples Nacional, onde é possível pagar apenas 6% em impostos mensais.

Veja a tabela abaixo:

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,006,00%
De 180.000,01 a 360.000,0011,20%R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,0013,20%R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0016,00%R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0021,00%R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0033,00%R$ 648.000,00

Além disso, se o seu volume de faturamento for muito elevado e o Simples não se mostrar a opção mais econômica para a sua realidade, é possível adotar o Lucro Presumido, regime tributário onde profissionais liberais como médicos e dentistas pagam de 13,33% a 16,33% em impostos.

Como abrir CNPJ e começar a pagar menos impostos?

Para abrir um CNPJ, optar por regimes tributários mais econômicos e começar a pagar menos impostos, siga às orientações do passo a passo abaixo:

1.Contrate um escritório de contabilidade: O contador esclarecerá suas dúvidas, manterá suas obrigações em dia com o fisco, cuidará dos trâmites para abertura do seu CNPJ e lhe ajudará a economizar no pagamento de impostos.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência será preciso separar a documentação básica para a abertura de um CNPJ, o que inclui RG, CPF e comprovante de residência.

3.Aguarde a abertura da sua empresa: Com a documentação em questão em mãos, a contabilidade vai providenciar os trâmites para abertura da sua pessoa jurídica, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Não tenha dúvidas, como PJ (pessoa jurídica) e com uma boa contabilidade ao seu lado, você poderá economizar de forma significativa no pagamento de impostos.

Conheça a PEC Contabilidade

A PEC Contabilidade é uma assessoria contábil especializada em redução de impostos, que atende profissionais liberais de todas as partes do país.

Confira alguns dos nossos serviços:

  • Orientação e assessoria na abertura de CNPJ;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de declarações obrigatórias ao fisco;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Orientação para emissão de notas fiscais de serviços;
  • Elaboração de relatórios e suporte na gestão financeira;
  • Dentre outros itens importantes.

Se você deseja saber mais sobre os nossos serviços e economizar no pagamento de impostos, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Odacil

Odacil

CEO da PEC e especialista em recuperação de impostos.

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