Vale a pena ter uma empresa PJ Médica?

A partir de quanto vale a pena ter a minha empresa PJ Médica?

 

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de informações que lhe dê segurança para abrir a sua empresa médica. Deixar de atuar simplesmente como profissional liberal autônomo requer uma organização e procedimentos até então desconhecidos, e nesta jornada você precisará de uma assessoria especializada para lhe auxiliar.

Entendendo a PF versus PJ

Para definir um valor que passe a vale a pena a abertura de empresa médica, a chamada PJ Médica, precisamos estabelecer um ponto de partida. Os médicos naturalmente iniciam sua carreira prestando serviços como profissionais liberais, muitas vezes sem vínculo empregatício. Atendem pacientes em consultórios, hospitais e clínicas, e o rendimento que possuem acabam sendo tributados e os impostos pagos na modalidade de autônomo.

Este formato de trabalho leva o médico a pagar impostos na tabela progressiva do imposto de renda, e as faixas do imposto partem de isento para 27,5% muito rapidamente, de maneira que você vai pagar seus impostos enquadrados na última faixa.

Na pessoa física, apesar de pagar o imposto sobre os rendimentos mensalmente, a prestação de contas da informação ocorre uma vez no ano, na declaração anual de imposto de renda da pessoa física, e a obrigação se resume em escriturar um livro caixa com as receitas e despesas da atividade profissional.

Já na pessoa jurídica, muitas coisas são diferentes. É preciso de um acompanhamento mensal, prestação de contas ao fisco mensalmente, o recolhimento do imposto também é mensal.

Como empresa também não temos uma faixa inicial de isenção, e independentemente do valor das receitas, deve-se efetuar o recolhimento do imposto.

Odacil

Odacil

CEO da PEC e especialista em recuperação de impostos.

Compartilhe nas suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa newsletter

Enviar Mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 🖐

Você precisa de ajuda?