Como abrir CNPJ para arquiteto? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que desejam ter permissão para emitir notas fiscais, pagar menos impostos e aproveitar outros benefícios que somente uma PJ de arquitetura pode oferecer.
Sabendo disso, a PEC Contabilidade, sua assessoria contábil para profissionais liberais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto e responder uma série de dúvidas, incluindo:
- Vale a pena abrir CNPJ para arquiteto?
- Arquiteto pode ser MEI?
- Quanto custa abrir CNPJ para arquiteto?
- Quanto um arquiteto PJ paga de imposto?
- Como abrir CNPJ para arquiteto [passo a passo]
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema, continue por aqui até o final deste artigo ou clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.
Vale a pena abrir CNPJ para arquiteto?
Antes de abrir um CNPJ, o arquiteto precisa saber se realmente vale a pena tomar essa decisão e quais benefícios ela pode lhe proporcionar. Sendo assim, conheça os principais benefícios da abertura de CNPJ:
- Economia de impostos: Arquitetos que exercem suas atividades como pessoa física ficam sujeitos ao recolhimento de até 27,50% referente ao imposto de renda mensal, enquanto aqueles que possuem CNPJ podem pagar apenas 6% em impostos através do Simples Nacional.
- Permissão para emitir notas fiscais: O arquiteto que possui CNPJ recebe permissão da prefeitura para emitir notas fiscais, e com isso, pode atender clientes que exigem esse tipo de documento, incluindo empresas.
- Acesso a conta bancária PJ: Como pessoa jurídica, o arquiteto pode abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a benefícios como linhas de crédito com juros mais baixos para investir no seu negócio.
Por esses e outros benefícios, não tenha dúvidas, vale a pena abrir CNPJ para arquiteto.
Arquiteto pode ser MEI?
Você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para arquiteto, mas afinal, arquiteto pode ser MEI?
O MEI é um dos formatos empresariais mais procurados por quem deseja empreender e montar um pequeno negócio, com faturamento anual de até R$ 81 mil.
No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que o Microempreendedor Individual não está disponível para a abertura de empresas cuja finalidade é o exercício de alguma atividade liberal como a arquitetura, a engenharia, a medicina e tantas outras.
Em outras palavras, isso significa que o arquiteto não pode ser MEI. Mas, não se preocupe, pois isso não será um impeditivo para a abertura do seu CNPJ.
Quanto custa abrir CNPJ para arquiteto?
Ao contrário do que muitos pensam, abrir CNPJ para arquiteto não requer um alto investimento, mas basicamente três itens:
- Taxa de registro na Junta Comercial: O valor da taxa varia de acordo com cada estado e também, com base na natureza jurídica da empresa que será constituída.
- Aquisição de um certificado digital: Um certificado digital custa em média R$ 200,00 nas principais certificadoras do país.
- Honorários do escritório de contabilidade: O valor cobrado pelo escritório de contabilidade pode ser negociado e varia com base nas políticas de preço de cada contador.
Por fim, vale destacar neste tópico, que ao menos até a data de publicação deste artigo, o registro de pessoa jurídica no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo era gratuito.
Quanto um arquiteto PJ paga de imposto?
O valor que um arquiteto PJ paga de imposto costuma ser menor que o pago por arquitetos que atuam por conta própria como pessoa física.
Enquanto o arquiteto pessoa física precisa recolher mensalmente até 27,50% de imposto de renda, o arquiteto PJ pode:
- Pagar seus impostos no Simples Nacional, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento;
- Pagar seus impostos no Lucro Presumido, com alíquota entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento.
O time de especialistas da PEC Contabilidade pode estudar sua realidade e indicar o regime tributário mais econômico para lhe ajudar a pagar o menor volume possível de impostos.
Como abrir CNPJ para arquiteto [passo a passo]
Esclarecidas as principais dúvidas, é hora de conferir em um passo a passo, como abrir CNPJ para arquiteto. Confira as orientações:
1.Contrate um escritório de contabilidade: Comece pela contratação de um escritório de contabilidade preparado para atender o seu tipo de atividade.
A PEC Contabilidade, por exemplo, possui estrutura e a expertise necessária para atender arquitetos de todas as partes do país.
2.Separe os documentos necessários: Logo após contratar um contador, você vai precisar separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Registro no CAU;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do endereço a ser utilizado no CNPJ.
3.Aguarde a abertura da sua PJ de arquitetura: Com a documentação em questão em mãos, a contabilidade vai providenciar os trâmites para abertura da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Com isso, a sua PJ de arquitetura estará aberta, mas antes de iniciar suas atividades, deverá ser registrada no CAU.
4.Registro no CAU: Para o registro no CAU, será preciso providenciar:
- Ato constitutivo da empresa, devidamente registrado no órgão competente;
- Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
- Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de Cargo ou Função do arquiteto e urbanista indicado como responsável técnico.
- Comprovante de vínculo entre a pessoa jurídica e o arquiteto responsável técnico (Caso o arquiteto indicado como responsável seja sócio da empresa, este item é dispensado).
Para obter esse registro, siga as seguintes instruções:
- No menu Acesso Rápido da área pública do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (caubr.gov.br) clicar em “+Solicitar Registro de Empresa” para preencher o requerimento e encaminhar toda a documentação digitalizada.
- Aguarde a análise por parte do CAU e fique de olho em possíveis solicitações de informações adicionais.
O solicitante será informado por e-mail e ao final do processo, receberá a senha de acesso a área logada do SICCAU.
Para saber mais e abrir CNPJ para arquiteto, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco. Será um prazer lhe atender!