De acordo com a Receita Federal, o calendário para restituição do IRPF 2024 está dividido em 5 lotes, com as seguintes datas de pagamento:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, bem como, conferir dicas para receber a sua restituição primeiro, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Quem vai receber a restituição do IRPF primeiro?
Conforme a legislação em vigor, possuem prioridade para receber a restituição do IRPF, os seguintes contribuintes:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
No entanto, se você não se enquadra em nenhuma das condições acima, também pode obter prioridade, desde que:
- Utilize a declaração no modelo pré-preenchido;
- Escolha receber a restituição do IRPF via PIX.
Como consultar a restituição do IRPF 2024?
Através de uma simples consulta na internet, você consegue verificar se a sua declaração foi processada, está em fila de restituição ou já possui uma data prevista para pagamento.
Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal para consulta de restituição, clicando aqui;
- Informe o seu número de CPF e data de nascimento;
- Informe o exercício 2024;
- Clique em “Consultar”.
Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com o escritório de contabilidade que fez a transmissão da sua declaração.
Como aumentar as chances de receber restituição do IRPF?
Para aumentar as suas chances de receber uma restituição do IRPF, você pode incluir dependentes na sua declaração, tendo em vista que para cada dependente o contribuinte recebe um abatimento na base de cálculo.
Além disso, para abater o valor do IR a pagar, e quem sabe, gerar direito a uma restituição, você pode lançar as despesas dedutíveis que teve com seus dependentes ao longo do ano anterior no preenchimento da declaração.
Veja quem pode ser informado como dependente no Imposto de Renda:
- Companheiro (a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge;
- Filho (a) ou enteado (a), até 21 anos de idade;
- Filho (a) ou enteado (a) com deficiência, de qualquer idade;
- Filho (a) ou enteado (a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade;
- Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
- Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;
- Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a) com deficiência, sem arrimo dos pais, do (a) qual o contribuinte detém a guarda judicial, em qualquer idade;
- Pais, avós e bisavós que no ano anterior, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, de até R$ 22.847,76;
- Menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial;
- Pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.
Importante: Esses dependentes não podem enviar suas próprias declarações ou constar como dependentes de outros contribuintes.
Por sua vez, com relação as despesas dedutíveis, você poderá lançar:
- 12% das contribuições para Previdência Privada;
- Despesas médicas em geral (sem valor limite);
- Até 3.561,50 por dependente, em despesas com educação.
Não recebi a restituição do IRPF, o que pode ter acontecido?
Se você não recebeu a restituição do IRPF, vários fatores podem estar envolvidos, dentre os quais, podemos destacar:
- Inconsistências ou erros: Sua declaração pode conter erros ou informações inconsistentes. Verifique se todos os dados foram preenchidos corretamente.
- Verificação de dados: Sua declaração pode ter sido retida na malha fina para verificação mais detalhada. Isso ocorre quando há discrepâncias entre os dados informados e os registrados na Receita Federal.
- Notificações da receita: A Receita Federal pode ter enviado notificações solicitando esclarecimentos ou documentos adicionais.
- Conta bancária: Verifique se os dados da conta bancária informada para depósito da restituição estão corretos e atualizados.
- Débitos pendentes: Sua restituição pode ter sido utilizada para quitar débitos pendentes com a Receita Federal ou outros órgãos federais.
- Calendário de pagamento: A Receita Federal realiza os pagamentos em lotes, seguindo um cronograma estabelecido. Verifique se sua restituição está prevista para um lote futuro.
- Processamento em andamento: O processamento da sua declaração e restituição pode estar em andamento. Acompanhe o status no site da Receita Federal.
Diversos fatores podem influenciar o não recebimento da restituição do Imposto de Renda. Verifique detalhadamente a situação da sua declaração, corrigindo qualquer inconsistência ou pendência, e acompanhe regularmente o status através do e-CAC e das consultas disponíveis no site da Receita Federal.
Como corrigir erros na declaração de Imposto de Renda?
Corrigir erros na declaração de Imposto de Renda é um processo importante para evitar problemas com a Receita Federal, como cair na malha fina.
O procedimento para corrigir uma declaração consiste em enviar uma declaração retificadora.
Confira as dicas:
- Revise sua declaração original para identificar os erros ou inconsistências. Isso pode incluir informações incorretas sobre rendimentos, deduções, dependentes, despesas médicas, entre outros.
- Faça as correções necessárias na declaração. Certifique-se de revisar todos os campos que precisam de ajuste.
- Após realizar as correções, revise toda a declaração para garantir que todos os dados estão corretos.
- Após revisar a declaração, transmita a declaração retificadora pelo próprio programa da Receita Federal.
- Guarde o comprovante de envio da declaração retificadora para futuras referências.
Se você não recebeu a sua restituição do IRPF por conta de alguma inconsistência e precisa de suporte para solucionar o problema, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!
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