CNES para consultório

Neste conteúdo, vamos explicar o que é CNES para consultório, um cadastro importante, mas que muitas vezes passa despercebido, e que agora, está começando a ser exigido pelas operadoras de planos de saúde para liberação de reembolsos.

Se você que chegou até aqui, possui uma clínica ou consultório que está sendo notificado pelos clientes a respeito da negativa de reembolso das despesas por parte dos planos de saúde, em razão da falta do CNES do seu estabelecimento, você chegou ao lugar certo.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender como funciona o cadastro, se ele é de fato obrigatório e o que é preciso para que você faça o seu. Vale a pena conferir!

O que é CNES?

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é um sistema utilizado no Brasil para cadastrar e gerenciar informações sobre estabelecimentos de saúde em todo o território nacional.

Ele é mantido pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de fornecer um registro completo e atualizado das unidades de saúde, incluindo hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde, laboratórios, entre outros.

O CNES possui diversas finalidades, incluindo:

  • Registro e identificação: Cada estabelecimento de saúde deve solicitar o seu registro e receber um código único no CNES, o que permite sua identificação precisa no sistema.
  • Planejamento e gestão: O sistema fornece informações detalhadas sobre a infraestrutura, recursos humanos, equipamentos e serviços oferecidos por cada estabelecimento de saúde.
  • Controle e fiscalização: O CNES permite o acompanhamento da conformidade dos estabelecimentos de saúde com as regulamentações e padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.
  • Integração de dados: O sistema possibilita a integração de dados de saúde em nível nacional, contribuindo para a interoperabilidade entre diferentes sistemas de informação em saúde.

O cadastro no CNES é obrigatório?

Sim. De acordo com o Ministério da Saúde, o cadastro no CNES é obrigatório para todo e qualquer estabelecimento de saúde instalado no Brasil.

Sendo assim, os planos de saúde possuem autonomia para exigir o número de cadastro no CNES na hora de liberar o reembolso para clientes que foram atendidos na sua clínica ou consultório.

Diante disso, se o seu estabelecimento ainda não é cadastrado no CNES, é fundamental que você busque a regularização, a fim de que os seus clientes consigam ser reembolsados, e não precisem ir em busca de outros profissionais.

Não se preocupe, o processo de cadastramento é gratuito, e pode ser simplificado com o suporte de uma assessoria contábil especializada como a PEC Contabilidade.

Como fazer cadastro do CNES para consultório

O cadastro no CNES para consultório é feito via Secretaria de Saúde dos municípios, e normalmente, os trâmites são os seguintes:

1.Contate a Secretaria Municipal de Saúde: Entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para obter informações específicas sobre o processo de cadastro no CNES. Você pode fazer isso por telefone, e-mail ou pessoalmente.

2.Reúna a documentação necessária: Solicite à Secretaria Municipal de Saúde uma lista dos documentos necessários para realizar o cadastro. Isso pode incluir documentos como cópias de registros, licenças, alvarás, comprovante de endereço, entre outros.

3.Preencha os formulários: Geralmente, a Secretaria Municipal de Saúde fornecerá formulários específicos que devem ser preenchidos para iniciar o processo de cadastro. Preencha todos os campos de forma completa e precisa.

4.Entregue a documentação: Após preencher os formulários e reunir toda a documentação necessária, entregue-os à Secretaria Municipal de Saúde de acordo com as instruções fornecidas.

5.Acompanhe o processo: Após a entrega da documentação, acompanhe o processo de cadastro junto à Secretaria Municipal de Saúde. Eles podem precisar de mais informações ou documentos adicionais durante o processo.

6.Receba o número CNES: Após a conclusão do processo de cadastro, a Secretaria Municipal de Saúde irá fornecer a você um número de identificação único no CNES para o seu estabelecimento de saúde.

Por fim, após o cadastro inicial, é importante manter os dados atualizados junto à Secretaria Municipal de Saúde, informando qualquer alteração relevante, como mudança de endereço, serviços oferecidos, entre outros.

Se você não deseja perder tempo com toda a burocracia relacionada ao cadastramento do CNES para consultório. Entre em contato conosco para que um especialista cuide do cadastramento do seu estabelecimento.

Benefícios do cadastramento no CNES

O cadastro no CNES é gratuito, e com ele o seu consultório terá acesso a alguns benefícios, incluindo:

  • Possibilidade de firmar convênio com planos de saúde: Se você pretende firmar convênio com uma ou mais operadoras de planos de saúde, saiba que o cadastro no CNES é uma das exigências.
  • Habilitação para que clientes recebam reembolso: Se você não possui convênio com operadoras de planos de saúde, boa parte dos seus pacientes vai solicitar reembolso aos seus respectivos planos, e para isso, será preciso que você tenha cadastro no CNES.
  • Mais possibilidades de atendimento: Ao permitir que os clientes que possuem plano, solicitem reembolso dos seus serviços, você abre caminho para atender um público muito maior, e com isso, cresce em volume de faturamento.

Diante dos benefícios em questão, não tenha dúvidas, você precisa fazer o cadastro do CNES para consultório.

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Odacil

Odacil

CEO da PEC e especialista em recuperação de impostos.

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